30 de junho de 2012

Arquitetura verbal de Nilto Maciel

Na quinta-feira, 21.6.12, recebi mais um livro em que estão envolvidos três amigos. "A arquitetura verbal de Nilto Maciel", fortuna crítica organizada pelo poeta João Carlos Taveira, e que traz duas resenhas de minha autoria. O livro já está programado para ser lançado em Brasília, em 9.8.12, a partir de 18h30, no Carpe Diem. Em Fortaleza, o lançamento deverá ocorrer em setembro. São 326 páginas, ilustradas pelas capas dos livros já editados por Nilto Maciel, que agrupam análises críticas atestando a importância de uma obra já inscrita na história da literatura brasileira. Basta ver que os mais importantes livros sobre a ficção brasileira da atualidade remetem à obra de Nilto Maciel. Na apresentação, João Carlos Taveira afirma: "Hoje, sem medo de errar, posso afirmar que muito raramente tenho encontrado em minha trajetória um talendo à altura de Nilto Maciel, esse nobre filho de Baturité, do Ceará e do Brasil de tantos gênios, não só na literatura, como na música, nas artes plásticas, nas artes cênicas."
Os meus encontros com Nilto Maciel, quando morávamos em Taguatinga, e mesmo quando ele se transferiu para o Plano Piloto, desde os idos da década de 1980, eu deixo para narrar nalguma futura resenha memorialística, onde poderei confidenciar as nossas estripulias e as de nossos filhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salomão Sousa sente-se honrado com a visita e o comentário

RETRATO, poema de Antonio Machado

Traduzi para meu consumo o poema "Retrato", do espanhol Antonio Machado. Trata-se de um dos poetas de minha predileção, assim como...