7 de fevereiro de 2007


UMA VERDADE INCONVENIENTE


Por Ana Paula Condessa


Uma verdade inconveniente é um longa-metragem que mostra os problemas ambientais causados pela forma como o homem vem se relacionando com o meio ambiente. O mote do filme é a discussão dos problemas causados pelo aquecimento global. O filme mostra a realidade que vamos enfrentar já em 2008. No documentário, Al Gore mostra o resultado de suas pesquisas sobre o aquecimento global, com fotos, imagens, gráficos e tabelas, que demonstram a gravidade da situação ambiental do nosso planeta. No filme, que é dirigido por Davis Guggenheim, Al Gore faz uma campanha bem diferente e mostra dados que preocupam não só os ambientalistas. O ex-candidato à presidência dos Estados Unidos no período Clinton achou um novo jeito para elevar seu prestígio — o mote ambiental. É a forma que ele encontrou para se fazer ouvir.

O filme mostra parte da campanha de Al Gore para parar o aquecimento global e conta com dados chocantes de como a temperatura do planeta vem aumentando e como esse aumento pode continuar a progredir. Os dados foram levantados por cientistas e pesquisadores, com os quais Gore se relacionou na busca por entender o problema ambiental. A proposta cinematográfica está tanto além da linha hollywoodiana quanto da própria política dos EUA, já que o país ratificou o protocolo de Kioto e se exime de responsabilidades.
O filme Uma verdade Inconveniente, que está em exibição em BH apenas no espaço Pitágoras, coloca em cheque todo o comportamento humano. Denuncia o que o homem vem fazendo com o meio ambiente, e trata a questão como um problema político que não está afeto apenas aos americanos. Reafirma a necessidade mais que urgente de transformação através de mudanças adotadas em conjunto no mundo todo. Os EUA e China contribuem com 31% da poluição mundial em favor do efeito estufa e os países que não assinam o Protocolo de Kioto são os maiores poluentes.

O filme nos coloca diante de um quadro assombroso de mudanças climáticas no Planeta Terra e que são preocupações de todos. Ele parece trazer à tona e colocar em um nível mais amplo uma questão que tinha ficado a cargo dos cientistas, pesquisadores e ambientalistas. E o mais interessante é a repercussão dessas notícias na mídia do que com os alarmes dos cientistas. O aquecimento global virou tema de discussão e preocupação para muitos, não mais um assunto restrito para especialistas, que acabavam não sendo acreditados. Ele é real, e está ocorrendo. Caso algo não seja feito, o mundo inteiro sofrerá seus efeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salomão Sousa sente-se honrado com a visita e o comentário

RETRATO, poema de Antonio Machado

Traduzi para meu consumo o poema "Retrato", do espanhol Antonio Machado. Trata-se de um dos poetas de minha predileção, assim como...