13 de junho de 2006

Antes de tudo

Antes de tudo eram as andorinhas e o imenso céu, que eu via muitas vezes entre galhos de árvores. Andava pelos grandes caminhos afundados pelos animais me divertindo com os pequenos veludos vermelhos e brancos, de polpa doce. Os grandes cogumelos após as queimadas para as primeiras chuvas. As fugas das caninanas e dos cascavéis. E o prazer de recolher numa imensa bacia de flandres, com meus irmãos, nas nossas brincadeiras —, coleções de lacraias, pulgões, besouros, caracóis. E as permanentes revoadas de borboletas multicoloridas. Isso era na beira do rio Calvo, município de Silvânia, em Goiás, numa pequena fazenda de meu avô, que era hábil artesão em couro e madeira, e gostava de literatura de cordel. Ali, fui alfabetizado por Zé Ribeiro, um andarilho rezador, contratado por meu pai por três meses para ensinar as primeiras letras para mim e meu irmão Miguel. Até a fundação de um grupo escolar naquela localidade, estudei ainda por um mês na fazenda de meu tio Pedro Miguel. Aquele mês foi de completa festa. Eram uns doze primos e primas. Um grande pomar, com mexeriqueiras, daquelas pequenininhas (doces e cheirosas). Jambos. Como eram cheirosos os jambos! E o brejo onde colhíamos talos de buritis para armações de armadilhas e para tecer pequenos brinquedos. Mas, depois, com a inauguração do grupo escolar na fazenda do Zé Arnaldo, a minha rotina foi alterada. Andava uns três quilômetros a cavalo e ficava quase o dia todo naquele grupo escolar. Levava o almoço numa vaslha de alumínio. Talvez um ano, ou mais — não sei quanto tempo estudei naquela escola. Aí, como meu pai tinha decidido que nenhum filho dele poderia ser analfabeto como ele e minha mãe, mudamos para Silvânia. Lembro-me de nossa última noite na fazenda. Recebi a visita de minha professora do grupo escolar (tenho de resgatar o nome dela). Ela me anunciou que também estava deixando a escola, já que perdia o seu melhor aluno. Talvez essa tenha sido a homenagem mais honrosa que tenha recebido em minha vida. Não só pela declaração dela de partir por minha causa, mas também pelo cumprimento de sua promessa — pois realmente ela voltou para a cidade. Assim, em 16 de janeiro de 1964, cheguei na cidade. As boas vindas foram dadas com um gesto de intolerância. A casa em que ficaríamos por um mês, até ser desocupada a da rua Direita, que meu pai tinha comprado, ficava perto da Igreja. Enquanto meus pais organizavam a mudança, fui visitar a igreja com meus irmãos menores. Assim que entramos, o zelador gritou para nós: — Saiam daqui, seus caipiras. Da Revolução de 1964 eu tinha visto apenas os aviões passando no céu azul da fazenda e meu pai me dizendo que eram os militares indo para Brasília. Mas começava ali naquele ato de intolerância a minha revolução pessoal. Completei o primário no grupo Moisés Santana, e o ginasial no Ginásio Anchieta, dos padres salesianos. Portanto, uma formação cristã — avós e pais cristãos, que legaram o meu nome bíblico; um professor mestre em rezar terços e, finalmente, os padres salesianos. (Texto em resposta a uma entrevista a Mara Puljizz)

2 comentários:

  1. Salomão, continuo por aqui, lendo tudo, mas superficialmente, para conhecer melhor suas idéias.
    Estou gostando demais.
    Se me permitisse, gostaria de colocar o link lá no meu blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. mano velho...
    não tem como te elogiar...
    fico nas entrelinhas
    fico nas dúvidas
    prazer em ser seu mano
    beijão

    ResponderExcluir

Salomão Sousa sente-se honrado com a visita e o comentário

RETRATO, poema de Antonio Machado

Traduzi para meu consumo o poema "Retrato", do espanhol Antonio Machado. Trata-se de um dos poetas de minha predileção, assim como...